FALE Conosco
Dúvidas Frequentes
A Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar. Quanto maior a incidência de radiação solar sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. A energia solar é considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.
O processo da energia solar para produção de energia utiliza placas solares produzidas em material semicondutor para, quando as partículas de luz solar (fótons) incidirem, os elétrons do material
semicondutor entrarem em movimento, gerando eletricidade.Ou seja, o Autoprodutor de Energia é um consumidor do Mercado Livre que produz energia. Nesse sentido, ele é configurado por ser um consumidor que investe em geração para seu próprio
consumo.
Assim, o agente autoprodutor pode ser toda pessoa física ou jurídica, grupo de empresas reunidas em sociedade de propósito específico (SPE) ou em consórcio, que deseja produzir sua própria energia elétrica destinada ao seu uso exclusivo.
Além disso, o autoprodutor pode comercializar a energia elétrica excedente. Para fazer isso, ele deve estar no ambiente livre de contratação de energia, o famoso Mercado Livre de Energia e precisa fazer registro na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O sistema também chamado de autônomo ou isolado, pois consiste na geração própria de energia e abastecimento por meio de baterias localizadas no sistema.
O sistema não precisa estar conectado a redes de distribuição elétrica para o funcionamento. Em dias nublados ou durante a noite as baterias entram em ação e suprem o local com a energia solar armazenada.
As baterias, têm uma função semelhante às concessionárias, por permitirem energia estável e sem interrupções.
Este projeto é composto por quatro elementos fundamentais, como as placas solares, controladores de carga, inversores e baterias.
Geração distribuída é o termo dado à energia elétrica gerada no local de consumo ou próximo a ele, sendo válida para diversas fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica e hídrica.
No Brasil, a definição de geração distribuída é feita pelo Artigo 14 do Decreto-Lei n.º 5.163 de 2004:
“Considera-se geração distribuída a produção de energia elétrica proveniente de agentes concessionários, permissionários ou autorizados, conectados diretamente no sistema elétrico de distribuição do comprador, exceto aquela proveniente de:
I – hidrelétrico com capacidade instalada superior a 30 MW; e
II – termelétrico, inclusive de cogeração, com eficiência energética inferior a 75%.”
Os veículos elétricos e híbridos já são uma realidade no nosso país, cada vez mais comuns e necessários na busca por um planeta mais limpo e sustentável.
Mais econômicos e eficientes que os automóveis a combustão, os automóveis elétricos, representam uma parcela cada vez mais importante do mercado automotivo.
Carregar um veículo elétrico é quase tão simples quanto carregar um celular, basta conectar o cabo do carregador no veículo e começar o processo.
O sistema solar híbrido é aquele que trabalha com a combinação de duas fontes de energia, de preferência, renováveis.
Geralmente, ele atua com a fusão entre os sistemas on-grid, que se conecta ao sistema de distribuição de energia, e o sistema off-grid, que são autônomos, isolados.
Esse tipo de sistema conta com dois modelos: all in one e bimodal. O primeiro é muito utilizado em casos de instalações de funcionamento seguro e sem interrupções. Já o segundo trabalha com duas fontes de energia: elétrica e bateria, alternadamente.
Portanto, se a sua intenção é economizar e se tornar independente das concessionárias elétricas, escolher o sistema solar híbrido é a melhor solução.
Nós, da 55 Energy, com certeza teremos muitas opções para oferecer a você!
Eficiência energética é um conjunto de ações elaboradas para otimizar o uso das fontes de energia. É também o tópico principal da política energética sustentável, aquela criada para integrar produção e consumo de energia, em prol do desenvolvimento sustentável de um país.
Imagine, por exemplo, que você tem uma fábrica e precisa de um determinado número de máquinas funcionando todos os dias para a entrega dos seus produtos. Pensando na eficiência energética do seu empreendimento, caberiam as seguintes reflexões: as máquinas consomem a quantidade de energia necessária para o funcionamento da sua fábrica? Esse consumo está dentro do esperado ou maior?
Existem outras máquinas, com melhor performance de consumo?
Perguntas como essa são válidas para reduzir a fatura de energia do seu negócio, seja ele qual for, e, assim, ter mais lucratividade. Nós, da 55 Energy, estamos aptos e disponíveis para solucionar o seu problema e ajudar a economizar
A autoprodução de energia não é igual a micro e minigeração distribuída, onde os consumidores cativos, como comércios e residências instalam sistemas de geração própria para abater o seu consumo.
Ou seja, o Autoprodutor de Energia é um consumidor do Mercado Livre que produz energia. Nesse sentido, ele é configurado por ser um consumidor que investe em geração para seu próprio
consumo.
Assim, o agente autoprodutor pode ser toda pessoa física ou jurídica, grupo de empresas reunidas em sociedade de propósito específico (SPE) ou em consórcio, que deseja produzir sua própria energia elétrica destinada ao seu uso exclusivo.
Além disso, o autoprodutor pode comercializar a energia elétrica excedente. Para fazer isso, ele deve estar no ambiente livre de contratação de energia, o famoso Mercado Livre de Energia e precisa fazer registro na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Um sistema de bombeamento de água solar é composto por uma bomba solar, que é alimentada pela energia do sol, a qual é captada por um painel solar fotovoltaico.
A bomba solar, portanto, funciona por meio do efeito fotovoltaico: a placa fotovoltaica recebe a energia solar nas células fotovoltaicas e transforma essa radiação em energia elétrica, que alimenta a bomba.
No bombeamento solar, a bomba é responsável por captar a água do reservatório, poço ou até mesmo aquíferos, bombeando-a para o local desejado. Isso é possível graças ao efeito fotovoltaico, que permite a produção de energia que alimenta diretamente a bomba solar, dispensando o uso de bateria estacionária.
Liberdade de escolha e de decisão é algo valioso, razões que levam cada vez mais consumidores em busca de como migrar
para o mercado livre de energia.
Existem dois ambientes de contratação de energia elétrica no Brasil.
No Ambiente de Contratação Regulada (ACR), também conhecido como mercado cativo de energia, os consumidores não podem negociar a compra de energia com a distribuidora e seguem os preços e condições regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Já no Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou mercado livre de energia, os consumidores podem escolher o fornecedor que quiserem e negociar as condições comerciais, como o preço, volume e condições de pagamento.
Operação e manutenção (O&M) são serviços essenciais em geração fotovoltaica. A manutenção preventiva é de fundamental importância para garantir que o sistema de geração de energia solar fotovoltaica possa funcionar por toda a sua vida útil.
Além disso, é possível minimizar os gastos financeiros, pois a intervenção direta em reparos leva a um aumento de custos, burocracia, riscos de lesão de colaboradores e geração de energia suspensa, o que também acarreta a perda financeira.
Para isso, a 55 ENERGY possui uma equipe especializada para execução de inspeções físicas e remotas regulares no sistema instalado, reportando ao cliente, via relatório, o status da usina através do monitoramento.